20 fevereiro 2011

1ª reunião com a comunidade: apresentações e desejos

Neste sábado fizemos a 1ª reunião com a "comunidade da Dona Carmem" - que aconteceu dentro da Igreja. Estavam presentes: Contrafilé, Mauro (morador do Jd Miriam e parceiro do Jamac), Pedro (morador do Jd Miriam, arquiteto e integrante do grupo EPA) e Marina (estudante de arquitetura e integrante do grupo EPA), Macarrão (voluntário), Sueli, Maria José, Eliane, Idelcina, Maria, Adilza, Fran, Angelina, Marcela, Cida, Isabela, Ana Gleice, Vânia e várias crianças da comunidade.



Montamos um "ambiente alfabetizador" com imagens de trabalhos do Contrafilé, JAMAC e de outros grupos e artistas, como: Frente 3 de Fevereiro, Radek, Etecétera, Política do Impossível, Peetssa, Jailtão, Mariana Cavalcante. Também selecionamos referências de brinquedos e projetos que pensam a criança.



Para uma rodada de apresentações, sugerimos que cada um falasse seu nome e escolhesse uma das imagens expostas, que tivesse lhe chamado a atenção.




Sueli, Maria José, Idelcina, Maria e Pedro se apresentaram a partir desta ação:

 "Me roubaram o direito de ser criança" - performance do jovem Ederson, realizada no "Ato contra a tortura na Febem", elaborado pela AMAR em parceria com o Contrafilé em 2006. A performance foi inspirada na ação "Quem representa o povo?", da artista Mariana Cavalcante, que colaborou com o Ato.
Cida se apresentou a partir destas imagens, que a fizeram lembrar de quando vai para o interior e, ao ver sua filha Isabela brincando, reconhece nela uma criança diferente da criança que ela é na cidade:

A Rebelião das Crianças na Praça da Sé, Contrafilé, 2005
Acervo de referências do Contrafilé

Joana, Vânia e Rafael escolheram a intervenção "Um Modelo para uma Sociedade Qualitativa", realizada em 1968 em um museu da Dinamarca pelo artista Palle Nielsen, que estuda brincadeiras infantis:


Marina, Isabela e Macarrão se apresentaram através destes brinquedos:



 Acervo de referências do Contrafilé

Cibele se apresentou a partir deste cartaz, criado pelo Contrafilé:
Eliane se apresentou a partir da ação "1 minuto de silêncio", realizada pelo Contrafilé em 2004, contra o assassinato de moradores de rua:


Adilza, que participa de encontros do Movimento Negro, escolheu a bandeira "Brasil Negro Salve", da Frente 3 de Fevereiro. Mauro, a bandeira "Zumbi Somos Nós" na ocupação Prestes Maia, ação do mesmo grupo:



Angelina, que trabalha como carroceira, Marcela que vê seu sofrimento e Ana Gleice, se apresentaram a partir deste trabalho do JAMAC na praça do Jardim Miriam, 2006:


Fran escolheu uma "enigmática" (como ela disse) imagem do grupo Política do Impossível:

"Traga sua Luz", intervenção contra o processo de gentrificação do bairro da Luz/Cracolândia/SP, 2008

Peetssa escolheu uma intervenção que ele realizou:
Esta rodada gerou um bate papo sobre os trabalhos apresentados, suas urgências, contextos, grupos, formas, símbolos. A partir daí, começamos a mergulhar em nossas memórias de infância - compartilhamos brincadeiras de antigamente: "Estrela Nova Sela", "Porta Bandeira", "Pau de Sebo", "Campinho"; brincadeiras de hoje: "Pancadão", "Polícia e Ladrão" e lembramos como eram os espaços que contornavam as brincadeiras do passado, o que tinham de mágico, protegido, infantil.
Em um terceiro momento, cada um foi convidado à registrar seus desejos para o Parque para Brincar e Pensar, que será construído coletivamente no terreno desapropriado pela Eletropaulo para a instalação de torres de transmissão de energia.




E surgiu a seguinte cartografia de desejos para este espaço:






















 Fernanda mostrando os balanços do seu desejo

4 comentários:

Aime disse...

D+!!!
Parabéns a todos os envolvidos*!
fico sempre pensando nisso, que faltam mais espaços como esse, tendo mais gente engajada em dar o que as crianças merecem(por direito), e que infelizmente, não tem mais nas liberdades das ruas; e assim evitar que outros tipos de "coisas" lhe chamem mais atencao!
Mais uma vez parabenizo tosos pela iniciativa!!!

*Cibol, adorei te "re"ver nas fotos, e fico muito feliz de ver um trabalho desses.
Ja me cadastrei aqui pra seguir voces e acompanhar mais o desenrolar. bjo grande.
Aime (prima da Clau)

Anônimo disse...

eba! que delicia ver sua mensagem, Aime! super beijo pra vc, Cibol

Charlie disse...

Cool!

Unknown disse...

it is a shame! is this you ??? http://images-store.hostei.com/photo.php?photo_id=380457450328